O desenvolvimento da cooperação internacional tem sido uma das linhas força na estratégia de internacionalização do ISPA e uma característica distintiva na sua matriz identitária.
Desde o início da década de oitenta do século passado que o ISPA organiza programas de estudos conjuntos e actividades de reconhecida relevância nos planos científico e cultural com algumas das melhores instituições universitárias e organizações de referência internacionais.
Muitas dessas iniciativas contribuíram de forma decisiva e incontornável para a afirmação das ciências do comportamento e para a dinamização do panorama cultural em Portugal.
Actualmente o ISPA é parceiro num extenso conjunto de acordos bilaterais e integra relevantes redes e grupos de interuniversitários participando ativamente em programas de ensino, investigação e intervenção.
Neste âmbito destacam-se a diversidade de diplomas conjuntos proporcionados, o desenvolvimento de programas específicos de mobilidade, o aprofundamento da integração de programas de estudos em associação, em particular os mestrados europeus, e concessão do título de doutoramento europeu.
A comunidade lusófona é central na estratégia de internacionalização sendo reconhecidas as históricas ligações do ISPA com universidades e organizações brasileiras e moçambicanas e que agora se reforçam a todo o espaço lusófono.