Programa Erasmus
O programa Erasmus tem como objetivos centrais a promoção da criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior e reforçar o contributo do ensino superior e do ensino profissional avançado no processo de inovação a nível europeu. Adicionalmente pretende contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade ao longo da vida e das possibilidades por esta conferidas; para o reforço da realização pessoal, da coesão social, da cidadania ativa e da cidadania europeia; promover a criatividade, a competitividade e a empregabilidade; aumentar a participação na aprendizagem ao longo da vida; promover a aprendizagem e a diversidade das línguas; explorar resultados, produtos e processos inovadores.
O Programa Erasmus apoia a mobilidade de estudantes, de pessoal docente e não docente no Espaço Europeu e promove as relações entre Instituições de Ensino Superior através de Programas Operacionais.
Mobilidade de Estudantes - Estudos, Estágios, Preparação linguística
No âmbito do programa Erasmus, os estudantes do ISPA (estudantes OUT) têm a possibilidade de realizar parte dos seus estudos académicos ou de cumprir um período de estágio em instituições europeias parceiras. Reciprocamente, os estudantes de instituições de ensino superior da União Europeia (estudantes IN) poderão realizar um período de estudos ou de estágio no ISPA.
Mobilidade de Pessoal Docente - Lecionar em instituições parceiras
Ao abrigo do programa Erasmus, os docentes do ISPA (docentes OUT) podem lecionar em instituições europeias parceiras. O período elegível é de 1 dia (mínimo 5 horas) a 6 semanas. Reciprocamente, os docentes de instituições de ensino superior da União Europeia (docentes IN), poderão igualmente lecionar no ISPA.
Mobilidade de Pessoal Docente e não Docente - Formação em instituições parceiras
No âmbito do Programa Erasmus, o pessoal docente e não docente do ISPA pode visitar, por um período compreendido entre 5 dias e 6 semanas, as instituições europeias parceiras ou empresas, e usufruir de um período de formação profissional com vista ao desenvolvimento das suas capacidades profissionais, sendo também esta oportunidade reciproca para parceiros estrangeiros.