O Processo de Bolonha resulta da deliberação, assumida em 1999, por 29 estados europeus para a criação, até 2010, de um Espaço Europeu de Ensino Superior.
Os 45 países actualmente signatários deste acordo pretendem que os sistemas europeus deensino superior sejam coerentes e compatíveis entre si, de forma a fortalecer o reconhecimento de qualificações, incrementar a competitividade internacional e, ainda, promover a mobilidade e a empregabilidade no espaço europeu.
Para que estes objectivos sejam atingidos, foram adoptadas um conjunto de medidas que devem ser postas em prática por todos os estabelecimentos de ensino superior dos países signatários do Acordo de Bolonha.
Adopção de um sistema de graus facilmente compreensível e comparável, baseado em três ciclos de estudos;
- Estabelecimento de um sistema de acumulação e transferência de créditos;
- Promoção da cooperação europeia na certificação da qualidade do ensino superior;
- Promoção da cooperação entre o Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES) e a Área Europeia de Investigação (ERA);
- Promoção da Aprendizagem ao longo da vida;
- Envolvimento das instituições de ensino superior e dos estudantes como parceiros essenciais do Processo;
- Promoção global do Espaço Europeu do Ensino Superior;
Assim, a reorganização dos cursos no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, de acordo com o modelo de Bolonha, começou a ser preparada em 2005. No princípio desse ano foi criado um grupo de trabalho, sob a égide do Director, que procedeu à análise da documentação relevante, a fim de se estudarem as implicações do processo, tanto no plano pedagógico e científico, como no plano da organização administrativa. Esse grupo de trabalho desdobrou-se, depois, nas várias áreas pedagógicas, a fim de se proceder à adaptação dos cursos.
Na sequência destes contactos, foi Constituído o Gabinete de Bolonha, estrutura dedicada,exclusivamente, à apreciação e esclarecimento das questões levantadas por este Processo. Este Gabinete manteve-se operacional até ao final do Ano Lectivo de 2006/2007, disponibilizando atendimento presencial e por via electrónica.
Para que os objectivos do Acordo de Bolonha fossem, efectivamente, postos em prática,nomeadamente no que concerne à mobilidade e a empregabilidade de estudantes, docentes, investigadores e outros trabalhadores no espaço europeu, tornou-se necessária a criação de instrumentos que permitissem o reconhecimento académico e profissional dos graus obtidos nos diversos países.
Neste contexto, destaca-se a elaboração do Guia do Estudante, documento que reúne toda a informação sobre o Instituto e respectiva oferta formativa, nomeadamente no que se refere a programas de estudos, Unidades Curriculares leccionadas e recursos. No sentido de consolidar o reconhecimento de qualificações foram ainda implementados o Contrato de Estudos, o Boletim de Registo Académico e o Suplemento ao Diploma.